Histórico e Estatísticas
Este empate marcou a primeira igualdade em 12 encontros entre Brasil e Costa Rica desde 1956. O Brasil mantém um retrospecto favorável com 10 vitórias e apenas uma derrota, acumulando um saldo de 34 gols marcados contra 9 sofridos. Em edições anteriores da Copa América, a Seleção Brasileira goleou a Costa Rica duas vezes: 5 a 0 na Bolívia em 1997 e 4 a 1 no Peru em 2004. O último confronto antes deste empate foi na Copa do Mundo de 2018, onde o Brasil venceu por 2 a 0 com gols de Philippe Coutinho e Neymar.
O Jogo
O Brasil dominou a posse de bola e controlou o ritmo do jogo, mas a Costa Rica, bem organizada defensivamente, frustrou as investidas brasileiras. O time costarriquenho praticamente estacionou um “ônibus” na defesa, com oito jogadores sempre próximos à área.
Marquinhos chegou a marcar para o Brasil após uma cobrança de falta de Raphinha, mas o gol foi anulado por impedimento. No segundo tempo, Lucas Paquetá acertou a trave, e apesar da pressão nos minutos finais, o Brasil não conseguiu converter o domínio em gols, esbarrando na sólida atuação do goleiro Patrick Sequeira.
Próximo Jogo
A Seleção Brasileira volta a campo na próxima sexta-feira (28) contra o Paraguai, em Las Vegas, às 22h. A equipe busca sua primeira vitória no Grupo D da competição para avançar com tranquilidade à próxima fase.
O Time Brasileiro
Dorival Júnior escalou o Brasil com Alisson no gol, uma defesa formada por Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Guilherme Arana, um meio-campo com Bruno Guimarães, João Gomes (substituído por Gabriel Martinelli) e Lucas Paquetá, e um ataque composto por Raphinha (substituído por Endrick), Rodrygo e Vini Jr (substituído por Savinho).
Títulos da Seleção
Com nove títulos da Copa América, a Seleção Brasileira venceu cinco das últimas dez edições (1997, 1999, 2004, 2007 e 2019). O Brasil é o maior vencedor da competição nos anos 2000. O título mais recente foi conquistado em 2019, com uma vitória de 3 a 1 sobre o Peru na final, realizada no Maracanã.