Três comportas do sistema de proteção contra cheias do Guaíba, em Porto Alegre, serão fechadas preventivamente nesta segunda-feira (24) devido ao aumento do volume das águas dos afluentes do lago e à ação do vento sul, que contribui para o represamento do Guaíba.
As comportas vedadas são a 4 (avenida Sepúlveda), 6 (Catamarã) e 11 (avenida São Pedro). Outras seis estão fechadas permanentemente e três permanecem protegidas com sacos de areia. Inicialmente, os portões 1 e 2 permanecerão abertos.
Na Zona Sul da Capital, a avenida Guaíba foi bloqueada na manhã desta segunda devido aumento do nível do lago, que ultrapassou 3,41 metros na régua instalada na Usina do Gasômetro. A cota de alerta é de 3,15 metros, e a de inundação, de 3,60 metros.
Região Metropolitana
Dezenas de famílias de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, tiveram que deixar suas casas novamente na noite de domingo (23) e na manhã desta segunda devido a inundações causadas pelo aumento dos níveis do Guaíba e do rio Jacuí.
No município de Guaíba, a prefeitura emitiu um alerta à população para o risco de inundações. “A Defesa Civil de Guaíba orienta a todos que se encontram em áreas de risco, nas margens do lago, que busquem um local seguro ou dirijam-se ao abrigo municipal do Ginásio do Coelhão”, afirmou o Executivo municipal.
Fonte: O Sul