Início » Pix automático estará disponível em abril de 2024, confirma o Banco Central

Pix automático estará disponível em abril de 2024, confirma o Banco Central

por Daiane Giesen
97 visualizações

O Banco Central (BC) informou hoje, 21 de junho, que o Pix automático estará em funcionamento a partir de abril de 2024. Essa nova modalidade permitirá que os usuários programem pagamentos recorrentes após a devida autorização, semelhante ao débito em conta corrente atualmente utilizado.

As regras para o uso desse novo recurso serão divulgadas em setembro deste ano, e o sistema será desenvolvido entre outubro de 2023 e fevereiro de 2024. Os testes estão programados para março de 2024, seguindo o cronograma de implantação divulgado pelo BC.

Antecipa-se que o Pix automático será amplamente utilizado para o pagamento recorrente de contas, como energia elétrica ou telefone, em estabelecimentos que possuem mensalidades, como academias ou cursos de línguas, além de serviços de streaming de filmes, músicas e outros.

A modalidade atual mais comum para pagamentos recorrentes, o débito automático, requer acordos bilaterais com várias instituições, mas isso deixará de ser necessário com a implementação do Pix automático.

Desde o seu lançamento, o Pix tem sido amplamente adotado pela população de forma rápida. Esse sistema de pagamento conta com mais de 149 milhões de usuários e 613,7 milhões de chaves cadastradas no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT) do Banco Central.

Nos dias 6 e 7 deste mês, foram registradas mais de 124,7 milhões de operações, estabelecendo novos recordes conforme relatado pelo BC. Durante esse período, o sistema financeiro processou e a autoridade monetária contabilizou quase 250 milhões de transações desse tipo.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade