Por iniciativa da Vereadora Marina Trennepohl Crestani, conhecida como Neca, teve início ontem, no Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, o Projeto Junho Verde na rede de ensino municipal de Não-Me-Toque. A proposta, aprovada pela Câmara de Vereadores, visa promover atividades lúdicas, orientativas e de conscientização sobre a importância da preservação ambiental.
A Presidente da Câmara, Vanise Fritzen da Silva, destacou a importância da iniciativa. “O projeto Junho Verde foi idealizado pela vereadora Neca e estamos trabalhando em parceria com a Secretaria de Educação e a Secretaria de Desenvolvimento. Temos certeza que professoras e alunos irão aproveitar muito o que será apresentado neste mês”, declarou Vanise.
A Vereadora Neca, responsável pela proposição do projeto, explicou seu objetivo principal. “Nossa intenção é incutir nas crianças a conscientização e a necessidade de preservar o meio ambiente local. Já trabalhamos com a conscientização ambiental há cerca de três anos, e cada ano trazemos novas ações para reforçar a importância do tema”, comentou Neca. “As crianças são o futuro e é justo que trabalhemos a base da educação, para que elas levem esses ensinamentos para a vida inteira”, acrescentou.
A Secretária de Educação, Joselaine Dillemburg, também expressou sua gratidão e apoio ao projeto. “Tudo o que vem da educação para a Câmara de Vereadores recebe um ‘sim’. É através da criação de uma consciência nas crianças que conseguiremos mudar o mundo.” Afirmou.
Daiane Neuls, coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, detalhou a programação prevista para o período. “Lançamos a campanha nas escolas, entregando adesivos que lembram da preservação ambiental. Esses adesivos serão colocados nos cadernos e materiais escolares para que a mensagem se prolongue ao longo do ano”, explicou Daiane. “Além disso, propomos diversas atividades, como o plantio de chás e a produção de vasinhos coloridos para as crianças menores, e para os maiores, atividades que valorizam o olhar sobre o meio ambiente, como fotografar locais da cidade e visitar a empresa Stara, que adota práticas sustentáveis”, completou.
O ponto alto do mês será a apresentação teatral “Meu Futuro é Agora”, pela companhia Menegazzo Teatros, destinada a cerca de 800 alunos do Jardim A, Jardim B e do 1º ao 4º ano. As apresentações ocorrerão no dia 26 de junho, com espetáculos pela manhã e pela tarde.