Fortes chuvas voltaram a atingir a capital gaúcha nesta quinta-feira (23), provocando novos alagamentos em diversas áreas da cidade, já castigada por uma enchente histórica desde o início do mês. Bairros como Menino Deus, Centro Histórico e Cidade Baixa foram novamente afetados.
Entre as vias afetadas estão Botafogo, Praia de Belas, José de Alencar, Padre Cacique, Baronesa do Gravataí, Ganzo, Erico Verissimo, Borges de Medeiros, República, Travessa dos Venezianos, Loureiro da Silva, Icaraí, Diário de Notícias e Tamandaré, com lixo boiando em alguns pontos, agravando ainda mais a situação.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou que “bloqueios de vias por acúmulo de água no bairro Menino Deus acontecem a partir da rua Otávio Dutra e seguem até a avenida Ipiranga”, causando transtornos no tráfego e dificultando a mobilidade na região.
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) relatou problemas na Estação de Bombeamento de Água Bruta (EBAP) 12, que está operando com capacidade reduzida. “Isso está causando acúmulo de água na região do Menino Deus. Nossas equipes já estão no local trabalhando para colocar os demais motores em operação”, afirmou o órgão em comunicado.
A prefeitura de Porto Alegre emitiu um alerta aos moradores das regiões Sul, Extremo Sul e Ilhas, recomendando que não retornem para suas casas devido à possibilidade de nova elevação do nível do Guaíba com o retorno das chuvas. A preocupação é justificada: no fim da manhã desta quinta-feira, o nível do Guaíba no Cais Mauá estava em 3,83 metros, bem acima da cota de inundação, que é de 3 metros.