Início » Auxílio Reconstrução: governo federal lança site para cadastro das famílias gaúchas atingidas pelas enchentes

Auxílio Reconstrução: governo federal lança site para cadastro das famílias gaúchas atingidas pelas enchentes

por Daiane Giesen
126 visualizações

O governo federal anunciou o lançamento de um site destinado às prefeituras do Rio Grande do Sul para cadastramento das famílias que receberão o Auxílio Reconstrução. A medida, que prevê uma parcela única de R$ 5.100 por família, visa ajudar na compra de itens perdidos durante as enchentes ou na reforma de imóveis residenciais e comerciais.

Instituído por meio de uma medida provisória assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na semana passada, o Auxílio Reconstrução é destinado às pessoas que residem em áreas inundadas ou afetadas por deslizamentos, conforme explicou o ministro da Secretaria Extraordinária para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta. “Esse apoio é para todas as pessoas que residem nas áreas que foram inundadas, que perderam seus pertences, e em localidades onde houve queda de barreiras, obrigando a saída de pessoas de áreas de risco devido a encostas”, afirmou Pimenta.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, enfatizou a importância de uma relação direta com os municípios para atender às necessidades dos afetados. “Estamos trabalhando em conjunto com a Caixa Econômica para gerenciar o Auxílio Reconstrução”, disse Góes. Ele destacou que a estimativa é que os primeiros pagamentos sejam realizados ainda neste mês, dependendo da agilidade com que as prefeituras enviem os dados e as famílias façam as confirmações no sistema.

O auxílio financeiro é destinado às famílias que precisaram abandonar suas casas temporária ou definitivamente. Para receber o benefício, as famílias desalojadas ou desabrigadas devem residir em um dos 369 municípios gaúchos que tiveram o estado de calamidade pública ou situação de emergência reconhecidos pela Defesa Civil Nacional até 15 de maio.

As autoridades ressaltam que o envio rápido dos dados pelas prefeituras e a confirmação das informações pelas famílias são cruciais para a liberação rápida do auxílio.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade