Início » Casos de dengue preocupam Lagoa dos Três Cantos

Casos de dengue preocupam Lagoa dos Três Cantos

Mais de 35 mil pessoas já foram infectadas pelo vírus no Brasil em 2024

por Tainá Binelo
195 visualizações

Segundo o último relatório do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde, divulgado nesta quinta-feira, 16, 2.715 pessoas já morreram vítimas de dengue no Brasil em 2024. Ao todo, 35.472 pessoas foram infectadas pelo vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, apenas na quarta-feira, 15. O número mais alto até então era de 2023, quando, durante todo o ano, 1.179 pessoas foram mortas pela doença. Neste ano, o patamar foi ultrapassado em abril.

A doença também preocupa os municípios da região do Alto Jacuí. Em Lagoa dos Três Cantos, o primeiro caso foi diagnosticado na última semana. Alesandra Savadinstzky Freitag, fiscal municipal, frisa a importância de discutir sobre o assunto, auxiliando a comunidade a se manter atenta a ele. “É um tópico que não pode ser esquecido, tendo em vista que estamos tendo tantas chuvas, períodos que contribuem para a proliferação do mosquito. Os índices em nosso município cresceram muito rápido!”, alerta, mencionando o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAA), realizado recentemente.

A fiscal menciona que o clima auxilia no aumento dos números. “A água vai ficando mais parada, deixamos os potinhos lá fora, até a água do cachorro. Então, temos que tomar esses cuidados. Tivemos o primeiro caso semana passada, contraído fora do município, mas que já começa como um sinal de alerta para nós. Temos que ter mais atenção, mais cuidados”, aponta Alesandra.

Ao contrário do que se acredita popularmente, a fiscal frisa que o mosquito transmissor do vírus não deixa de proliferar em baixas temperaturas. “Sempre tínhamos esse entendimento de que quando vinha o inverno, não picava mais. Mas, é bem o contrário. Os estudos foram se atualizando e acredito que os mosquitos também vão tendo suas evoluções. Estamos com casos em todo o estado, então vale esse alerta”, finaliza Alesandra.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade