Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2026

Sexta-feira
20 Fevereiro 2026

Tempo agora

Tempo nublado 25
Tempo nublado 30°C | 18°C
Tempo nublado
Sáb 21/02 29°C | 17°C
Chuva
Dom 22/02 30°C | 19°C

Campeonato Municipal 2026 começa neste domingo com rodada dupla no Estádio do Glória

Carazinho, Esportes

20 de fevereiro de 2026

Campeonato Municipal 2026 começa neste domingo com rodada dupla no Estádio do Glória
O Grupo Ceres de Comunicação vai transmitir os jogos da primeira rodada do municipal
Foto: Marcelo Toledo/GCC

O Campeonato Municipal de Futebol 2026 de Carazinho terá sua abertura oficial neste domingo (22), no Estádio do Glória, com dois grandes confrontos a partir das 13h30. A competição, organizada pela Secretaria Municipal de Esportes, contará neste ano com 13 equipes e promete ser uma das mais disputadas dos últimos tempos.

As equipes foram divididas em 2 grupos:

No Grupo A: Floresta, Grêmio Vila Rica, Ouro Preto, Palmeiras, Patifes, União da Vila e Vasco da Gama.

No Grupo B: Aston Vila, Atlético Glória, Esporte Clube Brasil, Harmonia, Marcondes e Real Alegre.

De acordo com o secretário Nuno Barbosa o campeonato vem sendo aguardado com grande expectativa por equipes, torcedores e pela própria organização.

“Estamos vendo uma mobilização muito grande nas redes sociais, apresentações de atletas locais e também de fora da região, inclusive da região metropolitana. Isso eleva muito o nível da competição”, destacou.

Jogos da abertura

A rodada inaugural terá dois confrontos no Estádio do Glória:

  • Harmonia (vice-campeão 2025) x Vasco da Gama
  • Floresta (campeão 2025) x Brasil

A partir da próxima semana, as rodadas serão realizadas também nos campos do Floresta e do Brasil.

Estrutura dos campos recebe melhorias

A Secretaria de Esportes realizou melhorias no Estádio do Glória, com foco especial na recuperação do gramado, limpeza geral, pintura e organização dos espaços internos.

“Fizemos um mutirão para deixar o estádio preparado para receber o público e as autoridades. Queremos que todos se sintam bem recebidos”, afirmou Nuno.

Além do Glória, os campos do Floresta e do Brasil também estarão à disposição na sequência do campeonato. O Campo do Rodoviário deverá ser liberado até o final de março, após ajustes estruturais e reformas nos banheiros, além da futura instalação de iluminação.

Também estão em tratativas parcerias para utilização de outros espaços esportivos, ampliando a oferta de locais para jogos.

Novo vestiário e iluminação

Ainda durante a competição, a Secretaria pretende iniciar a construção de um novo vestiário no Estádio do Glória.

“Já temos o material disponível e acreditamos que em até 10 dias possamos iniciar a obra”, explicou o secretário.

A iluminação do campo também está em fase de encaminhamento, o que permitirá no futuro a realização de competições noturnas.

Arbitragem definida após desistência

O campeonato sofreu um atraso de duas semanas devido à desistência da empresa de arbitragem vencedora da licitação, sediada em Porto Alegre. Após os trâmites legais, a segunda colocada — empresa de Carazinho — assumiu o serviço.

“Foi preciso seguir todos os trâmites legais, mas agora está tudo resolvido e garantido para o início da competição”, destacou Nuno.

Fórmula de disputa

As 13 equipes foram divididas em duas chaves (uma com sete e outra com seis times). Na primeira fase, as equipes enfrentam adversários do grupo oposto.

Classificam-se quatro equipes de cada chave para a fase de mata, que será disputada em jogo único nas quartas, semifinais e final.

Expectativa de grande público

A expectativa é de bom público já na rodada de abertura, repetindo o sucesso do ano passado e do Campeonato Máster, que contou inclusive com atletas com passagem por clubes profissionais.

“Queremos que o torcedor vá ao estádio, torça, aproveite o espetáculo e que o futebol continue sendo essa grande diversão para a comunidade”, ressaltou o secretário.

Arena Carazinho deve ser concluída em até 60 dias

Durante a entrevista, Nuno também atualizou a situação da Arena Carazinho. A empresa responsável pela obra solicitou prorrogação de prazo, e a conclusão deverá ocorrer em aproximadamente 60 dias.

Segundo ele, mais de 95% da obra está concluída, restando principalmente a instalação do piso e ajustes finais.

“Não houve abandono da obra. Estamos acompanhando e cobrando a execução correta dos serviços”, esclareceu.

O entorno do ginásio será executado por meio de outro projeto, que também contempla equipamentos esportivos como placar eletrônico, tabelas e goleiras oficiais.

Novo ginásio no Bairro Oriental

Outro projeto importante é o ginásio do Bairro Oriental, que deverá ir à licitação em março. A estrutura terá capacidade para cerca de 800 a 900 pessoas e dimensões oficiais.

“A expectativa é que em breve Carazinho conte com dois ginásios novos e oficiais à disposição da comunidade”, concluiu Nuno.

Entrevista Nuno Barbosa: