Terça-feira, 17 de Junho de 2025

Terça-feira
17 Junho 2025

Tempo agora

Tempo nublado 18
Tempo nublado 22°C | 17°C
Chuva
Qua 18/06 17°C | 14°C
Chuva
Qui 19/06 17°C | 14°C

Cotrijal promove Programa de Capacitação para colaboradores do Viveiro de Cidadania

Desenvolvimento

02 de junho de 2025

Cotrijal promove Programa de Capacitação para colaboradores do Viveiro de Cidadania
Abertura do programa foi realizada no auditório da Apae de Passo Fundo
Foto: Divulgação Cotrijal

O projeto Viveiro de Cidadania, realizado há cinco anos em parceria com a APAE de Passo Fundo, deu início a uma nova fase nesta terça-feira (27) com a apresentação do Programa de Capacitação Sementes de Cidadania. A abertura oficial contou com Palestra Show com a psicóloga e artista Marianita Ortaça. 

Com o apoio do Fundo Social do Sescoop/RS, o programa contará com encontros quinzenais ao longos dos próximos meses, abordando temas fundamentais para a cidadania, como Saúde Integral (Corpo, Mente e Social), Meio Ambiente, Inclusão (direitos e deveres), Cooperação e Comunicação. As atividades estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Este programa representa um investimento estratégico nas pessoas, reconhecendo o valor intrínseco do colaborador do Viveiro e a importância de promover um ambiente onde o crescimento individual reverbere positivamente no coletivo”, ressalta a coordenadora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Cotrijal, Andreia Zinelli.

O Viveiro de Cidadania iniciou as atividades em 2020 com 20 colaboradores contratados pela Cotrijal. O projeto conta agora com mais de 50 participantes e já distribuiu mais de 40 mil mudas de árvores nativas. “Diariamente temos desafios, conquistas e alegrias. O nosso principal aprendizado nesse tempo todo foi a arte de convivermos e aprendermos uns com os outros”, afirmou a coordenadora do Viveiro de Cidadania, Maria Carolina Rovani.

No evento, o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, afirmou que o projeto é um exemplo de inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. “O Viveiro de Cidadania é uma referência de inclusão e sustentabilidade para outras cooperativas, empresas e entidades”, afirmou. O presidente da Apae de Passo Fundo destacou a importância da parceria entre as instituições para o desenvolvimento dos usuários da entidade. O vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, o superintendente Administrativo Financeiro, Marcelo Schwalbert, e a gerente de DHO, Simone Rohrig, também participaram do lançamento. 

Palestra Show

A psicóloga e artista Marianita Ortaça deu início às atividades do programa com a palestra show “Relações Interpessoais”. A partir de experiências próprias, a palestrante ressaltou a importância do desenvolvimento pessoal e da consciência emocional para uma comunicação efetiva e respeitosa. Além de apresentações musicais, ela também realizou um momento de meditação com o público. “Estar com vocês, colaboradores do Viveiro de Cidadania, que enfrentam desafios com coragem, alegria e dignidade, foi um presente que ressignificou o meu propósito”, afirmou a artista.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal