Frente fria: neve é registrada em cidades da Serra Gaúcha; veja imagens
29 de maio de 2025

Aguardada durante toda a madrugada, a neve apareceu na manhã desta quinta-feira (29) em cidades da Serra Gaúcha. Registros dos flocos foram feitos nos pontos mais altos do Rio Grande do Sul.
Em Cambará do Sul, ainda era noite quando alguns flocos caíram misturados a pingos de chuva. O registro foi pelo fotógrafo Gabriel Zaparolli. O fenômeno animou moradores e turistas, mas durou poucos minutos. Horas depois, por volta de 9h, a neve voltou e de forma mais intensa.
Em São José dos Ausentes também teve registo do fenômeno durante a manhã desta quinta-feira. Veja:
Em São José dos Ausentes também teve registo do fenômeno durante a manhã desta quinta-feira. Veja:
Na Serra do Rio do Rastro, a neve chegou a cobrir veículos que estavam estacionados. Veja abaixo:
A agência Nottus já havia indicado que a chance de neve ou chuva congelada eram maiores nas regiões de serra. A meteorologia aponta que, a chance dos cidadãos verem neve nas áreas do planalto gaúcho e catarinense é pequena, mas não pode ser descartada.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as menores temperaturas registradas nesta quinta (29) no Rio Grande do Sul ocorreram em Vacaria, com 1,9°C, e em
Cambará Do Sul, com 2,1°C.
Frente fria
O sistema de ar polar responsável pela frente fria, que acomete principalmente a região Centro-Sul do país, deve perdurar até, pelo menos, a próxima terça-feira (3). A massa de ar frio, que fez as temperaturas despencarem nessa semana, deve ser sobreposta por outra onda de frio.
Segundo a agência Nottus, como a atuação dessa massa de ar frio deve ocorrer até a manhã do próximo sábado (31), deve haver um afastamento da frente fria para o mar, mas também deve ocorrer a passagem de uma outra onda de frio, levando a temperaturas mais baixas, que devem durar até a terça-feira da próxima semana.
“Essa segunda frente também terá sua massa de ar polar, não tão intensa, mas que dará um novo pulso de ar frio, sem expectativa de serem registradas temperaturas mais baixas do que no primeiro sistema, sobre os estados do Sul, o sul de Mato Grosso do Sul e o Sudeste do Brasil”, explicou a agência.
Fonte: CNN